domingo, 10 de outubro de 2010

Excelentissimos Candidatos a Presidencia



Venho por meio deste, expressar os meus sentimentos mais íntimos frente à realidade desconcertante que vivenciamos. Se possível gostaria de fazer-lhes algumas perguntas também. Há algum tempo tenho me questionado sobre essa crise, essa nova desordem nacional, mas dificilmente encontro respostas para todo esse caos e injustiça.

Ando pelas ruas e vejo um contraste total: carros importados de um lado, ‘camas’ de papelão do outro. Restaurantes finos lotados de figurões e crianças famintas catando algo para comer no lixo. Por quê? Onde foram parar o amor ao próximo, a lealdade a amizade? Parece-me que estão sendo substituídos pelo egoísmo, desamores, pela hipocrisia... Eu sinto tanto por isso! Tento continuar com os valores de outrora, mas o que vejo ao meu redor é desesperador. Mais parecemos um exercito de robôs alienados... Do que...

Para que tantas leis se elas não são para todos? Pura demagogia? Se o criminoso, segundo o próprio Judiciário, deve ser beneficiado com pena leve, o que acontecerá com o resto da sociedade? Será que termos que colocar grades em todas as portas e janelas? Nos entrincheirarmos dentro de nossas próprias casas? É como se vivêssemos no velho oeste, povoado por ladrões, bandoleiros e assassinos; mas sem nem sequer um candidato a xerife.

Desculpe-me excelentíssimos candidatos, mas preciso saber para que tantas leis! Uma mulher rouba comida para alimentar seus filhos e é presa. No entanto, políticos e empresários roubam incontrolavelmente, milhões de reais e ninguém os prende. 

Seriamo-nos barrocos por natureza? Porque vivemos numa contradição só. 

O homem pode não ser exatamente puro e bom, mas creio que exista ainda dentro de cada um de nós a essência do ‘bom selvagem’, como pregava Rousseau. Afirmamos que é a sociedade que nos corrompe, mas quem integra a sociedade senão nós? Todo homem tem seu preço? E com todo respeito, Excelentíssimos, vocês tem seu preço? Acham que nascemos com a sementinha do mal?
Eu não. Apesar de tudo ainda acredito no homem. Acredito que todo homem que se vende, sempre recebe mais do que vale.

Oh, perdoem-me por tantas perguntas excelentíssimos candidatos, é que me disseram que todas as perguntas que lhes fossem feitas, nesse período de campanha, seriam sabiamente respondidas. 

Subscrevo-me.

2 comentários:

  1. Oi Rol, acredito que se cada brasileiro diante da sua subjetividade pudesse expressar os seus anseios e as suas revoltas e estes fossem escutados, certamente teríamos um mundo mais justo e igualitário. PENA QUE OS NOSSOS PQS SÃO EM VÃO!
    Enquanto isso, continuemos a expressar o que pensamos e sentimos.

    ResponderExcluir
  2. Hey Jau, realmente...certamente teriamos um mundo melhor. Obrigada por vir aqui, ler, e ainda comentar..rs.
    Nossos porques nao sao em vão. Eles so sao respondidos para a gnte na hora correta. Continuamos, pensamos, expressamos e temos fé! A vida é um ciclo. Te amo mto e sinto saudades eternas..vc sabe! xD

    ResponderExcluir