domingo, 31 de outubro de 2010

DESENVOLVIMENTO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: COMO CONCILIAR OS INTERESSES EM CONFLITO?

Conter a destruição das florestas se tornou uma prioridade mundial, e não apenas um problema brasileiro. (...) Restam hoje, em todo o planeta, apenas 22% da cobertura florestal original. A Europa Ocidental perdeu 99,7% de suas florestas primárias; a Ásia, 94%; a África, 92%; a Oceania, 78%; a América do Norte, 66%; e a América do Sul, 54%. Cerca de 45% das florestas tropicais, que cobriam originalmente 14 milhões de km quadrados (1,4 bilhão de hectares), desapareceram nas últimas décadas. No caso da Amazônia Brasileira, o desmatamento da região, que até 1970 era de apenas 1%, saltou para quase 15% em 1999. Uma área do tamanho da França desmatada em apenas 30 anos. Chega. Paulo Adário, Coordenador da Campanha da Amazônia do Greenpeace.
http://greenpeace.terra.com.br

Nós temos conquistado progressos ate então inimagináveis. Contudo nunca esteve tão próximo do total desequilíbrio ambiental como agora. Essa ambiguidade decorre de sua insaciável procura por conhecimento, sem preocupação com o meio ambiente. Atualmente, desenvolvem-se em laboratórios espécies alimentares supernutridas, agentes imunológicos sintéticos. Não há, porém, como evitar ou amenizar as perdas ao ecossistema causadas por acidentes como incêndios florestais, vazamento de óleo no mar e outros.
Em uma sociedade de ideais capitalistas, o lucro é fundamental. E é a fortaleza motriz de todo sistema, chegando a influenciar as pesquisas de tal forma que elas visam de forma direta ou não o lucro. Geralmente visam a um lucro imediato, sem avaliar as consequências a um longo prazo.
Uma avaliação profunda de novas técnicas pode demorar anos, o que consome capital e tempo que são indispensáveis aos capitalistas. Como exemplo: o ozônio, um gás aparentemente inofensivo dos aerossóis usados por décadas e que só agora manifestou seu efeito maléfico.
Os distúrbios causados no ecossistema decorrem da inexperiência em relação a sistemas naturais de equilíbrio do habitat. No caso do ozônio, se o homem conhecesse o funcionamento do filtro de ultravioleta da atmosfera, teria submetido o gás proveniente dos sprays a testes mais eficazes e teria evitado essa ameaça ecológica.
Há uma grande necessidade de investimentos em pesquisas ecológicas, a fim de, que se conheçam mais a natureza e seus mecanismos de manutenção de vida no planeta.
Com tais conhecimentos serão sanados e evitados, futuros acidentes ambientais. Essas pesquisas também poderão gerar biotecnologias limpas para indústrias; dessa forma, nós conseguiremos um desequilíbrio mais equilibrado, ou seja, unir o desenvolvimento com a preservação na biosfera.
Quem sabe assim o Brasil torne verdadeiro o estereótipo de que aqui: “... tem palmeiras onde canta o sabiá...”.

  "(...) A GRÂ-BRETANHA PRECISOU DE METADE DOS RECURSOS DO PLANETA PARA ALCANÇAR SUA PROSPERIDADE; QUANTOS PLANETAS NÃO SERIAM NECESSÁRIOS PARA QUE UM PAÍS COMO A ÍNDIA ALCANÇASSE O MESMO PATAMAR?"  
O planeta é um problema pessoal - Desenvolvimento sustentável. www.wwf.org.br
 
 
 

3 comentários:

  1. Eu concordo. Os sentimentos foram feitos pra ser sentidos e usados para o bem, mas a partir do momento que somos guiados por eles, ficamos cegos!
    =)

    ResponderExcluir
  2. Então cuidado. Não fique cega. Nesta vida a gnte precisa entender q o bem e o mal esta ai! Esta em cada um de nós. Claro, q somos nos q direcionamos.

    Quando direcionamos sentimentos, ou seja, sou boa e pura 'sempre' ou, sou má e suja 'sempre'; a propabilidade é q: só teremos um foco ou cegueira total.

    Q bom q direciona sempre seu pensamento para o bem, mas, eu. Eu me permito sentir os dois. Assim, eu sei bem o que realmente quero ou nao. Faço por mim, nao pela socidade!

    PS: não discuto mais sobre este assunto! Pode me responder se quiser..vou ler e deixar postado. Porem n aguarde uma resposta!

    ResponderExcluir
  3. Já temos uma presidente sapa agora só falta votar no Blog !!!!

    Prêmio Top Blog

    O Site Psycho Lés foi selecionado como finalista.

    http://psycholes.blogspot.com/

    OU vá direto ao link do prêmio e vote...
    http://www.topblog.com.br/2010/index.php?pg=busca&c_b=15103381

    Mostre que nós Lés somos unidas,

    além de eleger uma presidente do Brasil,

    também elegemos o nosso blog.

    ResponderExcluir