quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A Perspectiva de ser Idoso no Mundo Contemporâneo

Em geral, os brasileiros vivem mal e os seus idosos, pior ainda. Cansados e desgastados após longos anos de trabalho árduo, os idosos brasileiros passam o resto de suas vidas de forma triste, miserável e desconfortável, causada pelas baixas aposentadorias, pela discriminação da sociedade e pelo desprezo da própria família.

O trabalhador brasileiro é forçado a entregar apreciável fatia do seu salário mensalmente à previdência social, na esperança de garantir um final de vida digno. Apesar de todo o dinheiro dado ao governo, as pensões tem valores tão insignificantes, que mal podem suprir as necessidades básicas de um ser humano.

A sociedade não poupa aqueles que já passaram da meia-idade. Quando começam a surgir as rugas, a calvície ou os cabelos começam a embranquecer, ferindo a estética; o afetado sente-se obrigado a esconder os sintomas da decadência inevitável. Ao passar toda a juventude, as pessoas chegam a tratar as faces enrugadas com repugnância e desprezo, por não se adaptarem aos padrões de beleza.

Mesmo no meio familiar, o idoso é discriminado. Não estou generalizando porem, nestes casos, ele passa a ser peso inútil para a família, que é forçada a carregá-lo; vestindo, alimentando, abrigando e medicando. O destino final de muitos velhos acaba mesmo sendo o asilo.

No Brasil, a senilidade é uma doença a ser evitada ou pelo menos retardada. Alem do preconceito da sociedade e da família, existem grandes dificuldades econômicas provenientes de um sistema previdenciário deficiente e injusto. 

Enquanto o sistema de aposentadorias não for melhorado e o preconceito contra o velho, mudado, o idoso continuará a sofrer neste país.




4 comentários:

  1. Muito bom o seu texto e melhor ainda a sua sensibilização para com o idoso, difícil de se encontrar nos jovens.
    Eu acho que a discriminação-fator-idade acontece com as pessoas logo após os 40. A mentalidade do brasileiro é muito imatura, penso eu. A pessoa após os 40 é "coroa", "tia" para os mais jovens que não tem noção de que nesta faixa etária,as pessoas ainda estão em construção do seu "eu".

    ResponderExcluir
  2. Hey Glauce mais uma vez obrigada! Seu comentario acrescentou meu texto. É isso mesmo q acontece. E, eu nao entendo o pq a maioria dos jovens, q provavelmente vao passar pela velhice, não se sensibilizem com a situaçao dos idosos neste pais.
    Na frança, 2 anos a mais p se aposentar e todos foram as ruas. Inclusive os jovens! Q diferença ne? rs
    Conformismo nunca! Bjo xD

    ResponderExcluir
  3. E, quando vira nos visitar???? É so subir a ladeira..rs! Tb tenho q aparecer..eu sei. rs
    Mas, fico sem animo...aqui nesta cidade! xD

    ResponderExcluir
  4. Carol, eu vou sim. Tente dar uma chance pra cidade, ou quem sabe, pra vc mesmo.Depois que comecei a trabalhar conheci muita gente boa. De repente nem tudo é tão horrível...rsrs
    bjuss

    ResponderExcluir